Saúde Emocional e Mental: o novo elemento de sucesso de líderes e organizações

Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui

 

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, assim como 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool potencializado pela doença, e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suícidio.

 

Isso antes mesmo da crise da covid-19 se espalhar pelo mundo. O diretor-geral da OMS, diz que é possível ver claramente as consequências da pandemia no bem-estar das pessoas, e isso é apenas o começo.

 

Falar de saúde mental se tornou comum, no entanto, você sabe a diferença entre saúde emocional e mental?

 

Pode parecer que são a mesma coisa, entretanto, elas abordam questões distintas.

 

Saber diferenciá-las é extremamente essencial para cada indivíduo, incluindo líderes e gestores, capazes de promover e criar ambientes psicologicamente saudáveis.

 

O que é saúde emocional?

 

Pensamentos, sentimentos e emoções são os principais fatores quando falamos de saúde emocional. Eles influenciam diretamente o comportamento das pessoas e podem oscilar entre extremos diferentes, como por exemplo, felicidade e tristeza, raiva e apatia..

 

A saúde emocional é caracterizada pela capacidade de controlar e gerenciar as alterações de comportamentos que influenciam nossas atividades cotidianas.

 

Podemos perceber a ausência de saúde emocional em sentimentos que ocasionam falta de motivação, vida afetiva vazia, objetivos pessoais e profissionais indefinidos, comportamentos apáticos e de procrastinação frente às tarefas diárias.

 

Desse modo, podemos entender saúde emocional como qualidade de emoções, sentimentos e pensamentos.

 

O que é saúde mental?

 

Um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar de maneira produtiva e é capaz de fazer uma contribuição para a comunidade.

 

Essa é a definição de saúde mental segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de um equilíbrio entre a “bagagem interna e as exigências extrenas”.

 

Então quando esse equilíbrio se rompe, surgem os transtornos e comportamentos alterados, como por exemplo, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e de burnout e, até, suícidio.

 

É fato que todas as pessoas que já sofriam de algum tipo de transtorno antes da pandemia, ou mesmo aqueles que não gerenciavam muito bem as suas emoções e sentimentos, tiveram em algum momento , uma piora de seus sintomas.

 

E como identificar as principais causas que levam a transtornos mentais e emocionais?

 

Acreditamos muito na influência da vida pessoal na saúde mental e emocional Um filho usuário de drogas, um casamento mal resolvido, por exemplo, poderá desestabilizar uma família inteira.

 

Mas o contrário é o que mais vem acontecendo: a vida profissional gerando graves transtornos à vida pessoal.

 

Instituições sérias, como a Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, enumeram algumas situações que podem afetar sua saúde mental e emocional de profissionais:

  • volumes de trabalho excessivo
  • exigências contraditórias
  • falta de clareza quanto ao papel de cada colaborador
  • comunicação deficiente
  • uma mudança organizacional mal gerida
  • insegurança em relação ao trabalho
  • os extensos horários de trabalho ou o volume de trabalho excessivo 
  • a intimidação (o famoso bullying) ou o assédio no trabalho

 

Para evitar que o problema continue a crescer, é preciso assumir compromissos sérios para aumentar o investimento em saúde mental e emocional dentro de empresas e organizações, pois está mais do que comprovado, que elas afetam diretamente os negócios.

  • Que saber mais sobre como implementar uma cultura de saúde mental e emocional dentro da sua organização?
  • Quer saber como treinar médias e altas lideranças no conceito Inteligência Emocionais?

Clique aqui e fale com um dos meus consultores.

Te vejo nas próximas semanas.

 

 

Um abraço,

 

Paulo Alvarenga (P.A.)

CEO & Founder da Mastersoul

 

Redação

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Frutas da região Norte do Brasil: Refrescantes, Altamente Nutritivas e Boas Para a Saúde

Mon Feb 22 , 2021
Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui Como o calor e a baixa umidade do ar, se faz necessário consumir bebidas que ajudam a hidratar o corpo.    Além da água, que é a bebida mais indicada, temos os sucos de frutas, que trazem uma série de benefícios […]