O Bussulfano é utilizado em transplantes de medula óssea. O fabricante já anunciou que vai parar de fabricar o medicamento, o que preocupa médicos e pacientes. O repórter Henrique Carmo conversou com Edson Arakaki, presidente da Associação Brasileira de Transplantados.
O fim da fabricação de um medicamento essencial para o transplante de medula óssea está preocupando médicos no brasil.
O bussulfano, fabricado pela empresa pierre fabre, é um medicamento quimioterápico utilizado antes do transplante, preparando a medula óssea para o procedimento.
A empresa entrou com uma notificação na anvisa, a agência nacional de vigilância sanitária, informando o fim da fabricação definitiva do medicamento.
Edson arakaki, presidente da associação brasileira de transplantados, afirma que muitos serão prejudicados com o fim da comercialização e que no momento não existem substitutos para o bussulfano.
Para edson arakaki, a decisão é um desrespeito com os pacientes que precisam do medicamento.
De acordo com dados do registro brasileiro de transplantes, em 2019 foram realizados quatro mil 339 transplantes de medula óssea no país. // deste total, 534 foram feitos em crianças. O transplante de medula óssea é parte do tratamento para doenças como a leucemia, o câncer no sangue, e o linfoma.