Medicamento essencial para transplante vai acabar

Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui

O Bussulfano é utilizado em transplantes de medula óssea. O fabricante já anunciou que vai parar de fabricar o medicamento, o que preocupa médicos e pacientes. O repórter Henrique Carmo conversou com Edson Arakaki, presidente da Associação Brasileira de Transplantados.

 

O fim da fabricação de um medicamento essencial para o transplante de medula óssea está preocupando médicos no brasil.

 

O bussulfano, fabricado pela empresa pierre fabre, é um medicamento quimioterápico utilizado antes do transplante, preparando a medula óssea para o procedimento.

A empresa entrou com uma notificação na anvisa, a agência nacional de vigilância sanitária, informando o fim da fabricação definitiva do medicamento.

 

Edson arakaki, presidente da associação brasileira de transplantados, afirma que muitos serão prejudicados com o fim da comercialização e que no momento não existem substitutos para o bussulfano.

 

Para edson arakaki, a decisão é um desrespeito com os pacientes que precisam do medicamento.

 

De acordo com dados do registro brasileiro de transplantes, em 2019 foram realizados quatro mil 339 transplantes de medula óssea no país. // deste total, 534 foram feitos em crianças. O transplante de medula óssea é parte do tratamento para doenças como a leucemia, o câncer no sangue, e o linfoma.

internacionalsaude

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Saúde Mental: os cuidados para deixar 2021 mais leve por Paulo Alvarenga (P.A.)

Wed Jan 13 , 2021
Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui A virada de ano é tradicionalmente um momento de mudanças, reflexões, planejamento de metas e objetivos e, para muitas pessoas, até de superstição.   A cada ano, milhares de pessoas saem atrás de maneiras que ajudem a começar o novo […]