Fevereiro Roxo: profissionais de fisioterapia ajudam pacientes com Alzheimer a terem melhor qualidade de vida

Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui

Campanha alerta para a conscientização dos primeiros sintomas; início precoce do tratamento, com atividades cognitivas e físicas, ajudam a retardar o avanço da doença

 

O mês de fevereiro também é colorido. A campanha “Fevereiro Roxo” é dedicada à conscientização do Alzheimer, que atinge 1,2 milhão de brasileiros e 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Associação Brasileira de Alzheimer*. A doença afeta principalmente idosos e provoca degeneração nas células do cérebro, causando sintomas que vão desde a perda de funções cognitivas, como a memória e a linguagem, até sintomas físicos.

 

A pessoa atingida pelo Alzheimer começa a ter pequenos esquecimentos, que mais tarde se tornam importantes lapsos de memória. O problema atrapalha o convívio social e a realização de tarefas básicas, como escovar os dentes, tomar banho ou preparar comida, por exemplo. Em casos mais avançados, a doença pode provocar comportamento agressivo, alucinações e também pode afetar a capacidade motora.

Por se tratar de uma enfermidade incurável e que se agrava ao longo do tempo, o diagnóstico precoce e o início do tratamento com uma equipe interdisciplinar são de grande valia no combate aos sintomas mais severos, além de prolongar a autonomia aos pacientes. A participação e real envolvimento dos entes queridos também são primordiais para o sucesso do tratamento.

“Dentre as atividades recomendadas, estão exercícios que estimularão as funções cognitivas e motoras, a fim de promover melhora da funcionalidade e autonomia do paciente”, afirma Graziele Guerra, fisioterapeuta e coordenadora do setor de terapias da Pronep Life Care, empresa do grupo Sodexo pioneira no segmento de home care no Brasil.

 

Todos os estímulos podem ser realizados na residência do paciente, com a presença de profissionais especializados e apoio da família. “A atenção domiciliar garante ao paciente e aos entes queridos o conforto de ter pessoas capacitadas e receber um atendimento humanizado, tornando o convívio diário mais tranquilo”, explica Graziele Guerra. Em 2020, a Pronep atendeu 18,8% dos pacientes em internação domiciliar com quadro relacionado a doenças neurológicas, estando o Alzheimer entre um dos causadores.

Do ponto de vista cognitivo, a terapeuta ocupacional pode empregar métodos que auxiliam o doente a aprimorar suas habilidades mentais e capacidade de memória. São indicadas atividades que exigem raciocínio lógico, atenção, tomada de decisão e reflexão, além de exercícios que auxiliem a retomada da memória de curto prazo. O fisioterapeuta, por sua vez, emprega técnicas que auxiliam no aprimoramento e reabilitação de funções motoras.

Atividades ‘sociais’ que envolvem lazer, cultura e a sociabilidade também são recomendadas. “Estar com familiares realizando tarefas de interesse do paciente, em ambientes sem agitação, ajuda a deixá-lo à vontade para que possa ter momentos agradáveis e afetuosos com quem ele gosta. É um cuidado diário que envolve atenção e empatia”, afirma a especialista.

 

Sobre a Pronep Life Care

A Pronep Life Care – marca do grupo Sodexo – é pioneira no serviço de Atenção Domiciliar (home care) no Brasil e, ao longo de quase 30 anos de atuação, já cuidou de mais de 35 mil vidas. Em 2018, passou a integrar o grupo Sodexo, a maior empresa do mundo em serviços de qualidade de vida.

A Pronep atua diretamente no cuidado e atenção com as mais variadas necessidades: internação domiciliar especializada em procedimentos técnicos e maior complexidade, reabilitação, assistência domiciliar por equipe multidisciplinar, ou mesmo curativos, administração de medicamentos e outros procedimentos, além dos cuidados paliativos.

Tudo é feito por uma equipe altamente qualificada e especializada, na casa do paciente, de acordo com suas necessidades individuais e familiares e com acolhimento e cuidado seguindo nosso propósito de fazer o bem, ouvir, sentir e cuidar.

A qualidade do atendimento da Pronep garantiu o reconhecimento da Joint Commission International – JCI, que nos certificou com um selo respeitado mundialmente e, na época em que nos foi conferido, inédito para serviços de atenção domiciliar. Esta é a nossa marca: dedicação para cuidar de vidas e engajamento para fazer delas o nosso mais relevante compromisso.

 

internacionalsaude

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

Saúde Emocional e Mental: o novo elemento de sucesso de líderes e organizações

Sun Feb 21 , 2021
Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui   De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com algum transtorno mental, assim como 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso […]