Agora é SUS – Conhecer, valorizar e defender

Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui

Grupo Mulheres do Brasil reúne médicos, líder religiosa, artistas e usuários do SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICO em um Fórum pela valorização e defesa do SUS

O que personalidades como a empresária Luiza Helena Trajano, a Monja Coen e o médico patologista Paulo Saldiva  têm em comum, além de serem importantes vozes da sociedade e ativistas pelas causas humanitárias?

De forma unânime, eles apoiam e defendem o Sistema Único de Saúde (SUS) e é por isso que estarão reunidos no grande fórum Agora é SUS – Conhecer, Valorizar e Defender, que o Grupo Mulheres do Brasil realiza dia 2 de dezembro, quarta-feira, das 18h às 20h, pelo canal https://www.youtube.com/GrupoMulheresdoBrasil.

Com a participação de especialistas e usuários desse sistema universal de saúde, o evento apresentará temas referentes aos pilares: Conhecer a dinâmica de atuação e origem do SUS; Valorizar o SUS que dá certo, seus profissionais de saúde e os gestores públicos; e Defender o direito constitucional de acesso à saúde pública para todos.

A proposta do Fórum é discutir e mostrar à sociedade a grandeza desse SUS, seus desafios e as possibilidades de transformação para melhoria do sistema. O SUS é uma das causas prioritárias desse Grupo que conta com a força de mais de 70 mil mulheres.

“É possível que muitas pessoas ainda não tenham a dimensão do trabalho que a nossa organização exerce. Por meio de nossos estudos, estamos contribuindo junto ao governo para o desenvolvimento de uma Política de Estado específica para o SUS que seja universal, integral, igualitária e pública,” explica Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

Um patrimônio nacional que precisa ser defendido por todos, segundo a Presidente do Grupo Mulheres do Brasil, Luiza Helena Trajano, que fará a mediação do Fórum e há muito tempo levanta a bandeira da defesa do SUS.

“Temos o melhor sistema de saúde público do mundo, com ações que são referências inclusive para outros países. Faremos uma grande campanha de conscientização para que a população conheça e entenda com profundidade o SUS, contribuindo para que ele seja ainda mais eficiente”, enfatiza a líder.

De acordo com a Dra. Glória Brunetti, médica infectologista e líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil, mesmo com os impactos que o SUS vem sofrendo, como cortes de verbas ou recursos, que não são bem aplicados, ele continua sendo referência mundial em atendimento integral de saúde.

“Mas queremos que ele seja muito melhor. E isso é possível estruturando a sua governança, com uma gestão clara e ágil – digitalizando todos os dados dos usuários, por exemplo”. E essas propostas são algumas das contribuições que o grupo pretende dar com essa campanha de discussão e fortalecimento do SUS, explica a médica.

Entre os inúmeros serviços disponibilizados à população pelo SUS, Dra. Glória Brunetti ressalta o sistema de doações de órgãos, as vacinações, os bancos de sangue, o programa de HIV/Aids e outras retroviroses e a Estratégia da Saúde da Família (ESF).

“A sociedade pode e deve fazer sua parte nesse processo, buscando informações sobre o SUS. A partir do conhecimento, vamos valorizar e defender. O SUS é para todos!”, conclui a líder do Comitê de Saúde.

 

Fórum Agora é SUS – Conhecer, Valorizar e Defender

 

Transmissão pelo canal https://www.youtube.com/GrupoMulheresdoBrasil

 

Programação: dia 2 de dezembro, quarta-feira.

18h – 18h25: Abertura

Luiza Helena Trajano – Presidente do Grupo Mulheres do Brasil

Dra. Gloria Brunetti – Conselheira Estatutária e Líder do Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil

 

18h20 – 18h45: Painel “Conhecer o SUS”

Dr. Paulo Saldiva – Médico Patologista, Prof. e Pesquisador da Universidade São de Paulo

Luiza Helena Trajano

Dra. Gloria Brunetti – Moderadora

 

18h45 – 18h50: Vídeo – Núcleos do Grupo

 

18h50 – 19h15: Painel: Valorizar o SUS

Dra. Elna Joleane Amaral – Médica Infectologista e Diretora Técnica do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela – Terezina-PI

Dr. Paulo Carrara – Professor do Departamento de Saúde Coletiva e Ex-Diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Ex-Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Luiza Helena Trajano

Dra. Gloria Brunetti – Moderadora

 

19h15 – 19h20: Depoimentos de Usuários

 

19h20 – 19h45: Painel “Defender o SUS”

Dra.Elida Graziane Pinto – Procuradora do Ministério Público do Estado de São Paulo

Dra. Gabriella Nunes Never – Coordenadora Geral de Inovação em Sistemas Digitais do Datasus do Governo Federal

Luiza Helena Trajano

Dra. Glória Brunetti – Moderadora

 

19h45 – 19h55 Depoimentos finais

 

19h55 – 20h Encerramento Luiza Helena Trajano e Dra. Gloria Brunetti

 

Observação: Entre os painéis, haverá a participação de artistas, usuários do SUS com seus depoimentos, bem como vídeos e música ao vivo.

Participantes já confirmado(a)s – Dra. Paola Torres – Oncologista e Hematologista; Emicida (Leandro Roque de Oliveira) – Rapper

internacionalsaude

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Next Post

As armadilhas do excesso de trabalho por Paulo Alvarenga

Mon Nov 30 , 2020
Quer receber notícias do Portal Saúde pelo whatsapp? Clique aqui Descubra como reconhecer os sinais de perigo e a hora de desacelerar      Você sabia que 60% dos dias perdidos no trabalho acontecem por causa do estresse? Esses dados são fonte de uma pesquisa realizada pela revista você s/a, […]